sexta-feira, agosto 10, 2007

Casas de Palha: Mito ou Realidade?


Pois é amig@s! Quero partilhar convosco que a velha história do Lobo Mau, que destruiu a casa de palha de um dos 3 Porquinhos, já está absolutamente desactualizada...Aliás, para fazer jus ao nome deste blogue, há que temperar de vez em quando com tópicos Ecologistas, sem fundamentalismos, claro! Eu explico:

A minha querida EcoSister, de quem muito gosto e me orgulho, seguiu um sonho de há muito tempo, encontrou um marido "lírico" como ela e começaram recentemente a construir uma casa de palha (Strawbale House) num terreno que compraram perto de Faro.

Sim, perceberam bem! Trata-se de uma casa com paredes feitas com fardos de palha, encaixados numa estrutura em madeira, depois serão devidamente "forrados" com uma espécie de barro, que é submetido a um tratamento que assegura o isolamento e resistência das paredes! Parece simples mas requer muita técnica! O meu EcoCunhado foi a Granada fazer um curso com quem sabe e agora está a por mãos à obra, com a ajuda de amig@s. Todos os confortos de uma casa normal podem ser instalados (aquecimento central, instalações eléctricas, canalização, etc) e não há riscos acrescidos em caso de incendios ou inundações (se o trabalho ficar bem feito...).

As primeiras casas construídas com esta técnica já datam desde 1890 e continuam firmes e hirtas!

Ah, um alerta: os meus 3 EcoPorquinhos (sim, porque já há um EcoSobrinho de quase 3 anos a ajudar!) tiveram dificuldade em encontrar fardos de palha de arroz e tiveram que comprar de aveia, que não é tão boa porque não tem resíduos de sílica. Se por acaso souberem onde encontrar os fardos de arroz, apitem! Os terrenos de arroz normalmente são alagados e é difícil conseguir enfardar a palha...
E para saberem do que estamos a falar...eis uns exemplos:





Cool, hã?! Estou ansiosa que eles terminem o anexo (só depois é que farão a casa mesmo)!

Desta forma aproveitam-se os recursos de matéria prima disponíveis no nosso Portugalzinho, sem ter que recorrer exaustivamente ao tijolo e cimento, cujo processamento ajuda a poluir o nosso planeta! Já cá faltava uma deixazinha ecologista, né?... :P



Congratulo-te por teres conseguido chegar até ao fim deste Post; é porque também tens algures um genezinho verde..ah, apanhei-te!

See you!

Etiquetas:

|